Alternativas pedagógicas para a autopreparação do estudante da carreira cultural física

Main Article Content

Mayda Agustina Rodríguez González.
Idania . Olivera Aguilar
Aroldo Benigno Scull Ortiz.
Maryori Pinzón Cruz.

Resumo

A orientação adequada para a autopreparação do estudante é essencial para fomentar hábitos de estudo e obter bons resultados na aprendizagem; No entanto, em muitas ocasiões são evidenciadas deficiências na execução das tarefas orientadas. O objetivo  é expor alternativas pedagógicas para a autopreparação do estudante da carreira de Cultura Física e Esporte. Foi realizado um estudo descritivo. Forneci materiais didáticos e guias de estudo como alternativas para facilitar a autopreparação. Com a aplicação das alternativas pedagógicas foram obtidos resultados significativos na aprendizagem da atribuição de Pedagogia e na qualidade da formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rodríguez González.M. A., Olivera AguilarI. ., Scull Ortiz.A. B., & Pinzón Cruz.M. (2024). Alternativas pedagógicas para a autopreparação do estudante da carreira cultural física. Acción, 20(Especial), 220-232. Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/360
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

Aroldo Benigno Scull Ortiz., Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo.La Habana, Cuba 

 

 

Referências

Amado Fajardo, M.A., Sánchez Vorges, V. y Gamboa Aguirre, R. (2018). La orientación y control del Trabajo Independiente en las condiciones de universalización de la Educación Superior. Opuntia Brava, 10(1), 25-36.
Antonio, R (2011).La autopreparación del estudiante. Un eslabón fundamental en la formación del Tecnólogo de la salud del perfil Higiene y Epidemiología. En Odiseo Revista electrónica de pedagogía
https://odiseo.com.mx/marcatexto/la-autopreparacion-del-estudiante-un-eslabon-fundamental-en-la-formacion-del-tecnologo-de-la-salud-del-perfil-higiene-y- epidemiologia/
Arrocha Rodríguez, O., Gómez Casola, K., & Betancourt Cepero, E. (2021) La autopreparación del estudiante en el proceso de enseñanza aprendizaje a través de la visualización digitalizada en la plataforma moodle https://www.researchgate.net/publication/352714067_CCM
Arrocha Rodríguez, O., Gómez Casola, K. & Meneses Martín, Z. (2021). La plataforma Moodle y la autopreparación de estudiante en la disciplina Lenguaje y Comunicación. Revista Guatemalteca de Educación Superior, 4(2), 23-31. DOI: https://doi.org/10.46954/revistages.v4i2.59
Cisneros Depestre, A. P, Robinson Jay, F., Ramos Duharte, D.; Paredes Rodríguez, G., & Medina Sanchez, N. (2013) Modelo pedagógico para la autopreparación en la disciplina Filosofía y Sociedad Revista Información Científica, 80(4) https://www.redalyc.org/pdf/5517/551757265013.pdf.
Díaz García, H., & García Pestano, M. (2023) Consideraciones para mejorar el estudio independiente y la autopreparación en los estudiantes de las Ciencias Médicas. Editorial Académica Española
https://www.eae-publishing.com/catalogue/details/es/978-620-2-106795/consideraciones-para-mejorar-el-estudio-independiente
Enríquez Clavero, J.O. (2020). El trabajo independiente, ¿forma o método? EDUMECENTRO,12(1),238-242. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742020000100238&lng=es&tlng=es
Estupiñan Ricardo, J., Carpio Vera, D. A., Jara, S., Verdesoto Galeas, & Romero Jacomé, V.A. (2016). Participación de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior de Ecuador. Revista de Investigación e Innovación, 1(2). Abril-junio;35-50
https://revistas.utb.edu.ec/index.php/magazine/article/view/50/230
https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8055594?show=full
García Báez, M., Fernández Rodríguez, H., Rodríguez Núñez, L.A. y Alfonso Días, O.(2008). La orientación, control y evaluación del trabajo independiente desde el colectivo de año. Centro de Información y Gestión Tecnológica. 26(4) https://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/442/4422456018index.html
Hernández Calzada, A., León Suárez, R. & Costa Marrero, Y. (2021). La autopreparación con apoyo en entornos virtuales: una alternativa para el aprendizaje de la física. IV Taller internacional de Enseñanza de las Ciencias Informáticas. https://repositorio.uci.cu/bitstream/123456789/9698/1/UCIENCIA_2021_paper_434.pdf.
López Rodríguez, A. (2010) ¿Qué entender por Ciencias de la Cultura Física y el Deporte? Revista EFDeportes https://www.efdeportes.com/efd149/que-entender-por-ciencias-de-la-cultura-fisica-y-el-deporte.html
Rodríguez González, M.A.; Iznaola Cuscó, M.B; Abreu García, S.E. (2022) La autopreparación del estudiante de la carrera Cultura Física en tiempos de covid. Congreso Universidad 2022 https://www.congresouniversidad.cu/web/content/11580?download=true