Estratégia de gestão editorial para revistas científicas de ciências sociais

Main Article Content

Luis Angel Santana Garriga.
Gustavo Deler Ferrera.
María Luisa Martín Herrera
Rafael Quetglas Pérez.

Resumo

A gestão editorial no contexto da ciência aberta constitui um desafio para as equipes editoriais das revistas científicas de ciências sociais. O objetivo deste artigo é propor uma estratégia de gestão editorial para a melhoria das publicações na revista “Horizonte Pedagógico”, órgão científico da Direção Geral de Educação da província de Havana. É desenvolvido utilizando a abordagem investigativa ação-participação onde diferentes métodos são utilizados harmoniosamente para orientar o procedimento investigativo, destacando o histórico - lógico, o analítico - sintético, o indutivo - dedutivo e o sistêmico estrutural. O resultado final é uma estratégia que leva em conta os componentes da gestão editorial, com foco na melhoria dos diferentes processos realizados nas revistas.  Contém ações permanentes que são aplicadas pelos diferentes atores envolvidos nos processos editoriais. As principais discussões desenvolvidas permitiram determinar a relevância e atualidade da proposta, principalmente na revista Horizonte Pedagógico, onde após sua aplicação possibilitou a indexação em bases de dados e catálogos especializados que promovem o acesso aberto a publicações, como o Scielo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santana Garriga.L. A., Deler Ferrera.G., Martín HerreraM. L., & Quetglas Pérez.R. (2024). Estratégia de gestão editorial para revistas científicas de ciências sociais. Acción, 20(Especial), 186-202. Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/357
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

Rafael Quetglas Pérez., Proyecto Gestión Científica en el desarrollo educativo local y comunitario.  Dirección General de Educación, La Habana, Cuba.

 

 

 

Referências

Alfonso Manzanet, J. E. (2022). La gestión editorial de las revistas científicas en el entorno de la formación profesional en Cuba [Doctorado, Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (ICCP)]. https://zenodo.org/records/7323565
Banzato, G., & Rozemblum, C. (2019). Modelo sustentable de gestión editorial en Acceso Abierto en instituciones académicas. Principios y procedimientos. Palabra Clave (La Plata), 8(2). https://doi.org/10.24215/18539912e069
Delgado López-Cózar, E. (2017). Evaluar revistas científicas: Un afán con mucho presente y pasado e incierto futuro. En E. Abadal (Ed.), Revistas científicas: Situación actual y retos de futuro (pp. 73-103). Universitat de Barcelona. http://eprints.rclis.org/32132/
Fernández de Pelekais, C. A., Soto, M., Pelekais, E. A., & Pelekais, E. A. (2016). De la publicación impresa a la electrónica: Una simbiosis de elementos para divulgar la producción científica en las organizaciones universitarias. PAAKAT: Revista de Tecnología y Sociedad, 6(10). http://www.udgvirtual.udg.mx/paakat/index.php/paakat/article/view/266
Fressoli, J. M., & Arza, V. (2018). Los desafíos que enfrentan las prácticas de ciencia abierta. Teknokultura, 15(2). http://dx.doi.org/10.5209/TEKN.60616
Greenwood, D. J. (2000). De la observación a la investigación-acción participativa: Una visión crítica de las prácticas antropológicas. Revista de Antropología Social, 9, 27-27. https://revistas.ucm.es/index.php/RASO/article/view/RASO0000110027A
Hernández-Huerta, J. L. (2016). La gestión editorial de revistas científicas hoy. La revisión externa de originales y el «corte del editor». Revista ORL, 7(2), Article 2. https://doi.org/10.14201/orl.14168
León González, J. L., Mora Quintana, E. del C., & García Cantaya, A. A. (2015). Estrategia para el perfeccionamiento de la gestión editorial en la Universidad de Cienfuegos. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 168-177. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/249/pdf_79
León Martínez, S., & Alfonso Manzanet, J. E. (2024). Ciencia abierta, Inteligencia artificial y ética: Los nuevos desafíos | Acción. Accion, 19. https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/274
Lim, J., & Newby, T. J. (2020). Las experiencias y percepciones de la Web 2.0 de los profesores en formación sobre la Web 2.0 como un entorno de aprendizaje personal. Journal of Computing in Higher Education, 32(2), 234-260. https://doi.org/10.1007/s12528-019-09227-w
Rapiso, R. (2013). Las Revistas Científicas en Comunicación. Revista Comunicar. https://www.revistacomunicar.com/pdf/2013-01-repiso.pdf
San José Montano, B. (2009). Acceso abierto (open access), un modelo necesario de comunicación científica. Pediatría Atención Primaria, 11(42), 299-311. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1139-76322009000200011
Sanmartí, N. (2008). Contribuciones y desafíos de las publicaciones del área de educación en ciencias en la construcción y consolidación de la identidad del área: La experiencia de la revista Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 26(3), 301-310. https://ensciencias.uab.cat/article/view/v26-n3-sanmarti
Santana Garriga, L. A. (2024). La gestión editorial en la revista «Horizonte Pedagógico» de la Dirección General de Educación en La Habana [Doctorado]. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.14633543