Intervenção psicoeducativa em jovens atletas: o período pré-competitivo

Main Article Content

Victor Amable Mallqui-Quisintuña
Clelia Elizabeth Sisa-Aguagallo

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o grau de impacto da intervenção psicoeducativa durante o período pré-competitivo em atletas de escalada esportiva e caratê. A metodologia constitui um estudo de caso comparativo. Como resultado, durante o processo psicoeducativo, os níveis motivacionais extrínsecos e intrínsecos aumentaram. Não foram obtidas variações significativas nos níveis de ansiedade somática e cognitiva entre o teste CSAI-2R e o pós-teste, o que reflete que as estratégias de intervenção psicoeducativas não atingiram o impacto desejado ao nível da regulação cognitiva e física, ou existiram fatores estressores externos que afetaram o desempenho psicofísico e emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mallqui-QuisintuñaV. A., & Sisa-AguagalloC. E. (2023). Intervenção psicoeducativa em jovens atletas: o período pré-competitivo. Acción, 19(s/n). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/256
Seção
Artículos Originales

Referências

Calzada-Molina, J. L. (2018). Estrés precompetitivo y resiliencia en preadolescentes. análisis de los síntomas y su transformación en fortalezas. [Tesis Doctoral en Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, Universidad de Jaén.] Repositorio UJ. https://ruja.ujaen.es/bitstream/10953/985/5/9788491592679.pdf
García-Peña, V. (2021). “Diferencias Individuales en Deporte y Creatividad”. [Tesis Doctoral en Psicología, Universidad de Murcia.] Repositorio UM. https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/115205/1/Tesis%20Doctoral%20-%20Vanesa%20Garc%C3%ADa%20Pe%C3%B1as.pdf
Merino-Fernández, M. (2020). Ansiedad e Inteligencia Emocional en Deportes de Combate. [Tesis Doctoral en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Universidad Politécnica de Madrid.] Repositorio UPM. https://oa.upm.es/64409/1/MARIA_MERINO_FERNANDEZ.pdf
Molina-Dotor, J. (2019). Rendimiento deportivo en adolescentes en situaciones de alta presión psicológica (choking): papel de los factores psicológicos positivos y negativos. [Tesis Doctoral en Psicología de la Salud, UNED – España.] Repositorio UNED. http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/tesisuned:ED-Pg-PsiSal-Jmolina/MOLINA_DOTOR_Resumen.pdf
Ruano-Masiá, C. (2022). Comparación del rendimiento físico y técnico en diferentes fases del ciclo menstrual en deportistas de gimnasia rítmica de nivel nacional. [Tesis Doctoral en Didáctica General y Didácticas Específicas, Universidad de Alicante.] Repositorio UA. http://hdl.handle.net/10045/122956