Educação antidoping na formação de profissionais de Cultura Física

Main Article Content

Luis Raúl Ponte de los Reyes Gavilán
Abel Gallardo Sarmiento
Dencil Escudero Sanz
Walquiria de la Caridad Dorta Romero

Resumo

O fenômeno do doping tornou-se relevante devido à motivação de atletas, treinadores e dirigentes em obter dinheiro e reconhecimento social a qualquer preço, independentemente dos danos que cause à saúde. O objetivo da presente investigação foi diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos da Licenciatura em Cultura Física da Universidade de Matanzas. A pesquisa compreendeu um estudo transversal, exploratório e descritivo. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos, especialmente o survey. Os principais resultados mostram a importância do papel que os Licenciados em Cultura Física podem desempenhar no combate ao doping. O diagnóstico realizado revelou um baixo nível de conhecimento sobre o assunto, na amostra estudada, bem como seu escasso tratamento nas diferentes disciplinas que compõem as diferentes disciplinas do plano de estudos du curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ponte de los Reyes GavilánL. R., Gallardo SarmientoA., Escudero SanzD., & Dorta RomeroW. de la C. (2022). Educação antidoping na formação de profissionais de Cultura Física. Acción, 18(s/n). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/215
Seção
Artículos Originales

Referências

Cabrera-Oliva, V. M., Castillo-Díaz, P., & Sabón-Cisneros, I. (2021). Conocimientos sobre dopaje y sustancias prohibidas en una población de estudiantes cubanos. Arrancada, 21(39) ,163-178. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/398
Dauval, C. (2019). La educación antidoping desde una perspectiva interdisciplinaria en la carrera de Licenciatura en Cultura Física. https://eventos.ucf.edu.cu/pluginfile.php/32409/mod_folder/content/0/No.%2018.pdf
Estupiñán, L. M. M., Aparicio, L. M., Aparicio, L. M., Piñeiro, S. M., & Cuevas, R. M. (2019). Inyección de aceite en los miembros superiores con fines estéticos. Acta Médica del Centro, 13(4), 541-551. https://www.medigraphic.com/pdfs/medicadelcentro/mec-2019/mec194h.pdf
Fernández Rey, J. E., Rodríguez Jiménez, A., & Fernández Rey, J. E. (2019). Caracterización de la educación del juego limpio de los estudiantes de cultura física. Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 11. https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/06/educacion-juego-limpio.html
Medina Martínez, R. A. (2017). Sistema de acciones intersectoriales para la prevención y educación de los estudiantes preuniversitarios practicantes del ejercicio físico ante el uso del dopaje desde la Educación Física. [Tesis de Maestría]. Universidad de Matanzas.Cuba
Nodarse, M., Llanes, Y., & Suarez, S. (2012). El doping en la práctica de ejercicios físicos más allá de la comunidad deportiva.EFDeportes.com, Revista Digital. 17 (168). https://efdeportes.com/efd168/el-doping-en-la-practica-de-ejercicios-fisicos.htm
Nodarse M., Pena, A.M., & Padilla, H. (2009). Diagnóstico del nivel de conocimiento que tienen sobre doping los estudiantes de 4to año (CRA) de la carrera de Cultura Física en Cienfuegos. Pódium, 4(4). http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/564
Ponte, L.R., Escudero, D., & Ponte, D.L. (2021). Caracterización del Pasaporte Biológico del deportista. Su utilización en la lucha contra el dopaje. http://monografias.umcc.cu/monos/2021/Facultad%20de%20CCF/monos21302
Puchades, M. & Molina, P. (2020). Attitudes Towards Doping among Sport Sciences Students. Apunts. Educación Física y Deportes, 14, 1-7. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/2).140.01
Porto Álvarez, R. F., Álvarez Núñez, R., Pérez Quintero, M., & Hernández Yagudin, R. (2013). Consecuencias del seudofisiculturismo en adolescentes. Revista Cubana de Ortopedia y Traumatología, 27(1), 99-108. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0864-215X2013000100010&script=sci_abstract
Ruiz-Rico Ruiz, G.J.,Zagalaz Sánchez, M.L., Zurita Ortega, F., Castro Sánchez, M., Chacón Cuberos, R., &Cachón Zagalaz, J. (2017).Actitudes hacia el dopaje según el deporte practicado por los jóvenes. Apunts. Educación Física y Deportes, 130 (4), 29-39. https://raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/330016/420759.