Proposta de promoção da coordenação dinâmica geral nas aulas de Educação Física

Main Article Content

José Solín Franco Velásquez
Woody Angélica Limache Chambilla

Resumo

Na Instituição Educacional Santísima Niña María de Tacna, os alunos da primeira série do ensino médio apresentam deficiências no nível de coordenação dinâmica geral. Principalmente no movimento sincronizado, sequencial e rítmico entre as diferentes partes do corpo. O objetivo foi aplicar uma proposta metodológica para melhorar a coordenação dinâmica geral em alunos do primeiro ano do ensino médio durante as aulas de Educação Física. O tipo de pesquisa foi experimental, o desenho da pesquisa foi pré-experimental. Foram utilizadas técnicas teóricas, empíricas e outras técnicas de pesquisa. Após a aplicação da proposta, obteve-se uma notável melhoria no nível de coordenação dinâmica geral dos alunos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Franco VelásquezJ. S., & Limache ChambillaW. A. (2025). Proposta de promoção da coordenação dinâmica geral nas aulas de Educação Física. Acción, 21(continua), 51-64. Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/365
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

José Solín Franco Velásquez, Ministerio de Educación, Escuela Primaria Ugel Jorge Basadre Grohmann, Tácna,  Perú.

 

 

 

Referências

Airasca, D. (2002). Actividad Física y Salud. Publice Standard. http://www.actividadfisica.net/actividad-fisica-actividad-fisica-salud.html
Albarracín León , B. (2020). Fortalecimiento de la coordinación dinámica general, en estudiantes del colegio Estancia de Bosa, por medio de ejercicios de coordinación pre - dancísticos y danza folclórica cumbia. [Tesis de grado de licenciado en Ciencias del Deporte y Educación Física. Universidad de Cundinamarca, Bogotá].. https://www.repositorio.ucundinamarca.edu.co/items/bac47d4f-e4f9-471f-a9b6-253efea84dff/full
Alfaro Hernández , E. (2022). Coordinación motriz y equilibrio dinámico en estudiantes del primer y segundo grado de primaria de la I.E.P. San Silvestre 2020. [Tesis pregrado. Universidad Nacional Federíco Villarreal, Lima]. https://www.repositorio.unfv.edu.pe/handle/20.500.13084/6172?show=full
Avendaño Mena, J. (2023). Relación de la motricidad gruesa y el índice de masa corporal escala post pandemia covid19 en los niños del ii ciclo de la I.E.I. N° 475 de Tacna, 2022. [Tesis para optar por el grado de Magister en Educación. Universidad Nacional Enrrique Guzman y Valle, Lima]. https://www.repositorio.ujcm.edu.pe/handle/20.500.12819/1954
Bravo J, Saldarriaga EM, Chávez R, Gálvez J, Valdivia R, Villavicencio M, (2020). Efectividad de la adherencia a un programa de salud en una red sanitaria de Perú. Revista De Saúde Pública; 54(80). https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/173522
Carcamo, J., Romero, F., & Estevan, I. (2022). Impacto de la pandemia por COVID19 en la percepción de competencia motriz de escolares de la ciudad de Temuco, Chile. Retos (43), 361-369.https://www.recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/87496
Castillejo Olán R. et al. (2023) Niveles de desarrollo de la expresión corporal y motricidad, en la Educación Inicial modalidad virtual. Cuba. Revista Podium. 18 (1). http://www.scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522023000100008
Cevallos Zambrano, C., Rosales Paneque, F., Gutiérrez Cruz, M., Castillejo Olán, R., & Hidalgo Barreto, T. (2016). La actividad física sistemática, los estilos de vida y la salud. Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador. https://www.isbn.cloud/9789942959393/la-actividad-fisica-sistematica-los-estilos-de-vida-y-la-salud/
De la Cruz-Sánchez, E. y Pino-Ortega, J. (2018). Condición física y salud. Universidad de Murcia. https://www.digitum.um.es/xmlui/bitstream/10201/6621/1/CONDIC%C3%93N%20F%
Delgado, M. y Tercedor, P. (2012). Actividad física y salud: reflexiones y perspectivas. https://www.um.es/innova/OCW/educacion_física_y_salud/efs2012/lecturas/texto_introductorio_delgado_y_Tercedor.pdf
Jiménez, E., Moreno, F., & Ramírez, N. (2021). Desarrollo de habilidades motrices como la coordinación y el equilibrio a través de una wiki basada en el juego en estudiantes de grado tercero de la IED Kirpalamar ubicada en el municipio de Arbeláez – Cundinamarca. [Tesis Universidad de Cartagena, Cundinamarca]. https://www.repositorio.unicartagena.edu.co/entities/publication/0e996ba2-bf29-4fb8-b4a2-f1b6d26a976c
Nuñez Campos , Y., & Chavarria Calderon , A. (2022). Relacion entre el atletismo y coordinación motora de los estudiantes de secundaria de la Instituciòn Educativa Francisco Villegas Cotrina Nº0475 -Distrito de Anguia - 2020. [Tesis Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión, Huacho.] https://www.repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/20.500.14067/6273
Phillipps Decourt, C. (2022). La actividad física y su relación con la coordinación motora gruesa en los estudiantes del quinto ciclo del nivel primaria de la I.E. 1149 Sagrado Corazón de Jesús Cercado de Lima – UGEL Lima Metropolitana – 2019. [Tesis Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima.]
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8005764&ved=2ahUKEwji0uz_6cCLAxWVTTABHfDhJaIQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw0oyax4JOKULaNgo0X2-l8f
Ribera Nebot, D. (2015). Diseño de pruebas motrices coordinativas Hacia la Autoevaluación en Educación Física. Universidad de Lleida, Lleide. https://www.dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=85019
Carchipulla Enríquez C. (2021). Contenidos de coordinación óculo-pédica en conducción del balón para fútbol femenino juvenil. Validación por especialistas. Rev Podium 16 (1) http://www.scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522021000100201
Zegarra Rios, J. (2023). Perspectivas de los docentes y padres de familia sobre la pertinencia de la metodología propuesta en la sección Activarte del programa Aprendo en casa en relación con el desarrollo de la coordinación motriz de niños de primer grado de primaria de un coleg. [Tesis Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima]. https://www.alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/RPUC_15acbbd98f97381b490fe04141f0fec7