Psicotécnicas educativas para acrescentar a assertividade na luta esportiva escolar

Main Article Content

María de la Cruz Nápoles Salazar.
Russell Jorge .  Hernández Escalona
Sandra Milena Espinel Garzón.
Zuleidy Acosta Reyes.

Resumo

Mundialmente, a preocupação com a questão da assertividade como habilidade social é crescente, porém, esses estudos na atividade física esportiva continuam insuficientes. Então, a presença de agressividade nas instalações desportivas, a falta e o pouco conhecimento de formas que possam ajudar a comunicar melhor para o estabelecimento de relações interpessoais adequadas entre os atletas, são alguns problemas que afetam o potencial educativo da luta esportiva escolar. Este trabalho tem como objetivo propor psicotécnicas educativas para acrescentar a assertividade, adequadas às particularidades da luta esportiva escolar, categoria sub 12 anos. Tipo de estudo Misto, prospectivo – não experimental, descritivo. A proposta psicotécnica educativa possui uma estrutura de oito sessões a desenvolver durante a fase de adaptação de um macrociclo de formação, em que se integram palestras, dinâmicas de grupo, exercícios de visualização - encenação e modelação de jogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Nápoles Salazar.M. de la C., Hernández EscalonaR. J. ., Espinel Garzón. S. M., & Acosta Reyes.Z. (2024). Psicotécnicas educativas para acrescentar a assertividade na luta esportiva escolar. Acción, 20(s/n). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/318
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

María de la Cruz Nápoles Salazar., Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo,La Habana, Cuba.

 

 

Russell Jorge .  Hernández Escalona, Centro Internacional de Restauración Neurológica, La Habana, Cuba.

 

 

Sandra Milena Espinel Garzón. , UNIMINUTO.Corporación Universitaria Minuto de Dios. Bogotá, Colombia

 

 

Zuleidy Acosta Reyes., Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo,La Habana, Cuba.

 

 

Referências

Akelaitis, A.V., y Lisinskiene, A.R. (2018). Social Emotional Skills and Prosocial Behaviour among 15-16-year-old Adolescents. European Journal of Contemporary Education, 7(1), 21-28. http://doi.org/10.13187/
Beck (1976) y Ellis (1979). Citados por Gil ‘Adí Daniel (2001). Inteligencia Emocional en Práctica. Manual para el éxito personal y organizacional. Colombia, Ed. Nomos S.A .p. 123
Bello, Zoe (2018). Las inteligencias humanas, en Descubriendo la Psicología. La Habana: Editorial Academia. pp.133-136
Blix, L. (2021). La asertividad como una habilidad básica en el Fútbol. https://www.paraentrenadoresdefutbol.shop/category/psicologia-deportiva
Calviño, M. (2018). Descubriendo la Psicología. La Habana: Editorial Academia. pp.20-24
Como fomentar la asertividad en los niños. (2022). https://www.ayudartepsicologia.com/juegos-fomentar-asertividad/
Contini, E. (2015). Agresividad y habilidades sociales en la adolescencia. Una aproximación conceptual. Psicodebate, 15(2), 31-54 https://doi.org/10.18682/pd.v15i2.533/
Cruz Delgado, M. (2016). Asertividad y Resiliencia en atletas. Tesis en opción al título de licenciado en Psicología Clínica. Universidad de Quetzaltenango. https://file:///Cruz-Mario.pdf
De la Peña, V., Hernández, E., & Rodríguez, F. (2003). Comportamiento asertivo y adaptación social: Adaptación de una escala de comportamiento asertivo (CABS) para escolares de enseñanza primaria (6-12 años). Revista Electrónica de Metodología Aplicada, 8(2), 11-25. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?
Escudero, M. (2018). Qué es la asertividad y como trabajarla. https://www.manuelescudero.com/author/manuel/
Feliu. Y. (2022). Estudio exploratorio de la asertividad en profesores de Fútbol. Tesis en opción al título de licenciado en Cultura Física. UCCFD
García y M. García. F, y Arévalo, N. (2019). Presiones deportivas y disposición óptima combativa. Retos pp. 335-340. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/
García-Grau, E., Fusté, A., Ruiz, J., Arcos, M., Balaguer, G, Guzmán, D. y Bados, A. (2019). Entrenamiento en asertividad y habilidades sociales: Barcelona. Dipòsit Digital Universitat de Barcelona, Col·lecció OMADO, document de treball. pp3-6
González Carballido, G. L (2004). La respuesta emocional del deportista. Ciudad de La Habana, Editorial Deportes.
González Moreno, A. & Molero Jurado, M. (2022). Las habilidades sociales y su relación con otras variables en la etapa de la adolescencia: Una revisión sistemática. Revista Iberoamericana de Psicología, 15 (1), 113-123. https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/
Guerri. M. (2021). Qué es la asertividad? Técnicas de entrenamiento en asertividad. https://www.psicoactiva.com/autor/marta-guerri
Gutiérrez Solano, F.L. (2017). Comunicación asertiva: análisis bibliográfico de las propuestas pedagógicas implementadas en el aula para lograr contextos educativos de sana convivencia. Trabajo de grado. Universidad Obtenido de https://wwwBogotáfile:///comunic%20asertiva
Kaplún; M y Sarramona; J. (1992). El estado actual de la comunicación educativa y de la alternativa. En revista Alternativa. (8) Vol. VI; Argentina. Pág. 41.
Mendiburu Rojas, A. F., Intriago Alcívar, G. C., Carpio Vera, D. A., & Oviedo Rodríguez, M. D. (2022). La comunicación asertiva: una reflexión sobre el desempeño docente en estudiantes de la carrera Educación Básica. Universidad Y Sociedad, 14(S1), 445-451. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/
Nápoles Salazar, M. (2020). Memorias: manual de autoayuda en asertividad. Libro de investigación: Educación y Pedagogía. Parte IV, II ISBN: 978-1-951198-45-9. Editorial REDIPE (95857440). Santiago de Cali, Valle del Cauca, Colombia-New York, EE UU. Pág. 234-240
Nápoles Salazar , M. (2008). Programa para el entrenamiento asertivo en el entrenador deportivo. [Tesis de Doctorado]. Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo, La Habana, Cuba.
Ordoñez Morales, O., Silvana Del Pilar Claro La Rotta (2021). Un día en la vida de niños y niñas del Suroccidente Colombiano con experiencias de violencia sociopolítica Vol. 15, no. 2 Revista Iberoamericana de Psicología https://doaj.org/article/
Pulgarin Duque, Gabriel. (2017) ¿Por qué es importante la comunicación asertiva en la relación entrenador-deportista en la práctica del boxeo? Obtenido https://es.slideshare.net/JuanGabrielPulgarinD?&
Quintero, F., Quintero Ramírez, O., & Amador Miranda, D. (2021). Comunicación asertiva en directivos de la Escuela de Iniciación Deportiva Provincial/. PODIUM -Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(3), 731-742. Obtenido https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/
Sani Ceron, & Gricelda Aracelly (2022). Programa “Manejando nuestro enojo” para desarrollar conductas asertivas en niños de tercero de básica de una escuela de Guayaquil https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/
Sampieri, R., Collado, C., & Baptista, P. (2011). Metodología de la investigación. México: Mc-Grao Hill. https://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/
Solórzano Soto, M. R. (2018). El impacto de la comunicación asertiva docente en el aprendizaje autodirigido de los estudiantes. Universidad Y Sociedad, 10(1), 187-194. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/