Oficinas para a formação do treinador esportivo de Ginástica Rítmica no Equador

Main Article Content

Diana Fernanda González Terán
Nereyda Piñeiro Suárez.
Jerry Bosque Jiménez.

Resumo

Embora o treinamento seja um processo educativo estratégico que requer ser concebido de forma consciente, organizada e sistemática, os treinadores de Ginástica Rítmica na província equatoriana de Pichincha não conseguem desenvolver conhecimentos e habilidades que se traduzam em mudanças de atitudes. Também não são considerados metodologicamente qualificados para orientar crianças, jovens e adultos na província estudada. O objetivo é modelar um conjunto de oficinas que contribuam para a formação profissional dos treinadores de Ginástica Rítmica da Concentração Esportiva de Pichincha, Equador, que favoreça seu desempenho profissional. É realizada uma investigação de campo com base num diagnóstico inicial que revela inadequações no processo de formação, onde predomina uma abordagem empírica, apoiada na experiência pessoal e em muitos casos não respondem à procura das necessidades destes formadores. Foi obtido um sistema de oficinas para a formação de treinadores de Ginástica Equatoriana que atualiza seus conhecimentos pedagógicos e didáticos e atende às suas principais necessidades de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
González TeránD. F., Piñeiro Suárez.N., & Bosque Jiménez.J. (2024). Oficinas para a formação do treinador esportivo de Ginástica Rítmica no Equador. Acción, 20(Especial). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/313
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

Nereyda Piñeiro Suárez., Universidad Agraria, Mayabeque, Cuba.

 

Jerry Bosque Jiménez., Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo,La Habana, Cuba

 

 

Referências

Añorga. J. (2014). La Educación Avanzada y el Mejoramiento Profesional y Humano. VARONA, Revista Científico-Metodológica, No. 58, enero-junio. ISSN: 1992-8238. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360634165003.pdf
Ascencio Jordán, E. P y Johanna Andrea Navarro Espinosa Importancia de la capacitación y el desarrollo del talento humano en el Ecuador Universidad Tecnológica Ecotec. http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/ec/
Bermúdez Carrillo, L.A. (2015). Capacitación: una herramienta de fortalecimiento de las pymes. Revista de las Sedes Regionales 16(33), 01-25 http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2215-24582015000100001&lng=en&tlng=es
Cadile Rujinsky, S & Goyechea, L (2018). La gestión de los procesos de capacitación. Orientaciones técnicas y operativas. Observatorio Federal de Recursos Humanos en Salud. Ministerio de Salud. Presidencia de la Nación. http://www.msal.gob.ar/observatorio/images/stories/documentos_institucional/materiales-didacticos/Guia_para_la_elaboracion_de_Programas_de_Capacitacion_de_los_trabajadores_en_salud.pdf
Ferrer, M. (2020). Evaluación de la flexibilidad en gimnastas. Trabajo final integrador. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. En Memoria Académica.: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.297/te.297.pdf
González, G. (1997). Modelo para la concepción sistémica del proceso de organización y desarrollo de la superación de los profesores de Cultura Física. [Tesis en opción al grado de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana.
González, M. (2016). Metodología para la superación profesional en educación ambiental de los entrenadores del ciclismo. [Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias de la Cultura Física]. Bayamo.
Mesa, M.; Fleitas, I. M. y Vidaurreta R. (2015). Sobre el tratamiento estadística a los datos provenientes de las opiniones de los expertos en la investigación de la Cultura Física. Buenos Aires.http://www.efdeportes.com/

Mitchell, G. (1995). Manual del capacitador. México, D.F.: Grupo Editorial Iberoamerica, S.A. de CV. https://catalogosiidca.csuca.org/Record/CR.UNA01000077217
Pochini, H. (2017). El proceso de entrenamiento de la Gimnasia Artística Femenina. Tesis de posgrado. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. En Memoria Académica. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1458/te.1458.pdf
Rodríguez Chávez, T; Fariñas Barrios, E.E y Pérez Cano, R (2017). Superación profesional y capacitación en la localidad. Experiencias del Centro Universitario Municipal Jagüey Grande. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina. 2017. 5 (1). 190-200.
Ruiz Aguilera, A (2007). La investigación en la educación. Editorial Aplusele. Santo Domingo. Depósito Legal 194-202-2007-2348. PDF.
Rufino, S. A: Márquez Lizaso, R, & Morgado Martínez, A. (2018). El proceso de perfeccionamiento del desempeño profesional pedagógico en Angola: Una concepción teórica para su desarrollo. Transformación, 14(3), 400-408. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552018000300400&lng=es&tlng=es
Sánchez Rodríguez, Y; Herrera Miranda, G.L; Páez Bejerano, L.R; García Seruto, M y Carmona Domínguez, D (2018). Regularidades del proceso de superación profesional. Revista Cubana de Educación Médica Superior. 2018;32(2)
Quejije Muñoz, S.M, & Vera Zamora, B.F (2022). La gimnasia rítmica en el desarrollo de la coordinación motriz de los estudiantes de 8/10 años. Polo del Conocimiento (Edición núm. 70) Vol 7, No 10. Octubre 2022, pp. 1205-1221. ISSN: 2550 - 682X. DOI: 10.23857/pc.v7i8. http://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/ec