Uso de vídeo para melhorar a técnica de cobrança de falta no basquete

Main Article Content

Constanza Milena Pérez Pérez

Resumo

Para melhorar a formação e os recursos tecnológicos na área da educação física na Instituição de Ensino San Nicolás de Tuta, foi necessário implementar o uso de novas tecnologias, de forma a contribuir para uma educação de qualidade. A incorporação das TIC no processo de aprendizagem para desenvolver a interação e a aprendizagem colaborativa. O objetivo desta pesquisa é identificar quais práticas pedagógicas por meio das TIC contribuem para o aprimoramento dos fundamentos de uma técnica esportiva. Para a realização foi aplicado o método descritivo baseado na abordagem qualitativa, sob a modalidade Pesquisa-Ação Participativa. Os resultados mostraram que existem grandes diferenças entre o pré e o pós-teste, concluindo que a utilização do vídeo contribuiu positiva e eficazmente para melhorar o embasamento da técnica desportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pérez PérezC. M. (2024). Uso de vídeo para melhorar a técnica de cobrança de falta no basquete. Acción, 20(s/n). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/300
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

Constanza Milena Pérez Pérez, Institución Educativa San Nicolás, Boyacá, Colombia.





Referências

Aguirre, E., Cobos, J., Gutiérrez, G. y Zavala, D. (2016). Las TICs: sus repercusiones en el entrenamiento deportivo https://efdeportes.com/efd223/las-tics-en-elentrenamiento-deportivo.htm
Alfaro, M. E., Amaya, G. D., Bernate, J. A., Betancourt, M. J., Fonseca, I. P., García, M. F. Rubí. (2019). Fundamentos, evolución e impacto de la Educación Física en la sociedad colombiana (Vol. 1). Bogotá: Editorial EIDEC.
Asmal, K. (2023) La formación docente y el uso de las TIC para el desarrollo de prácticas pedagógicas innovadoras. Universidad Católica de Cuenca, UCACUE Cuenca –Ecuador https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/4485/6866
Granda, L., Espinoza, E. y Mayon, S. (2019) Las TICs como herramientas didácticas del proceso de enseñanza-aprendizaje http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000100104
Juanes, B. y Rodríguez, C. (2021) Educación física en tiempos de Covid-19. Valoraciones a partir de la utilización de las TIC
http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000200032
Sánchez-Alcaraz Martínez, B. J (2014), La utilización de videos didácticos en la enseñanza-aprendizaje de los golpes de pádel en estudiantes, Centro de
Enseñanza Samaniego Murcia - España, Recuperado el 26 de septiembre de 2018, https://ddd.uab.cat/pub/dim/dim_a2014m9n29a/dim_a2014m9n29a5.pdf
Luque, E. (1999) Uso de las TICs en la Educación Física colombiana: una experiencia llena de posibilidades https://www.efdeportes.com/efd171/las-tics-en-laeducacion-fisica-colombiana.htm
Talentos para la vida. (2019) La importancia de conocer y activar los saberes previos de los alumnos para organizar las situaciones de esperanza
http://www.talentosparalavida.com/aula29-2.asp
Tiabaduiza, M. y Rojas, J. (2021) La educación física orientada desde las TICs como una estrategia didáctica para el fomento de la actividad física y el aprovechamiento del
tiempo libre. https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/12011
Pinargorte, K. (2020) El uso y abuso de las nuevas tecnologías en el área educativa file:///C:/Users/Admin/Downloads/DialnetElUsoYAbusoDeLasNuevasTecnologiasEnElAreaEducativa-7539716.pdf
UNIR, (2021) Uso de las TIC en educación física. Ventajas y como incorporarlas https://www.unir.net/educacion/revista/tic-educacion-fisica/