A formação inicial em pesquisa dos alunos do Técnico Superior da Universidade de Artemisa

Main Article Content

Elisa Margarita Robaina Aguirre
Mercedes Valdés Pedroso
Leidys Escalante Candeaux

Resumo

O presente estudo discute a necessidade de formação científica dos alunos do Técnico Superior em Treinamento Desportivo. O objetivo é caracterizar a formação inicial em pesquisa dos alunos desta carreira na Universidade de Artemisa. É realizado um estudo descritivo, não experimental, que investiga os processos práticos de investigação na sua ligação com a componente académica e laboral. Métodos dos níveis empírico e teórico foram combinados com estatística. A exploração pertence ao projeto de pesquisa Gestão da atividade científico-pesquisa do profissional e resultou na determinação das insuficiências no processo sob investigação e são construídos indicadores para melhorar esse processo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Robaina Aguirre E. M., Valdés Pedroso M., & Escalante CandeauxL. (2024). A formação inicial em pesquisa dos alunos do Técnico Superior da Universidade de Artemisa. Acción, 20(s/n). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/298
Seção
Artículos Originales
Biografia do Autor

Mercedes Valdés Pedroso , Universidad de Ciencias de la Cultura Física Manuel Fajardo, La Habana, Cuba




Leidys Escalante Candeaux

 

Referências

Alfonso, A. (2015). Concepción pedagógica para la formación investigativa de los adiestrados de las carreras pedagógicas mediada por las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (TIC). Varona. Revista Científico Metodológica, 61, 1-4. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360643422017.pdf
Arteaga, E., & Del Sol Martínez, J. L. (2015). Propuesta para la formación inicial investigativa en la Carrera Licenciatura en Educación, especialidad MatemáticaFísica. Revista Conrado 11 (51). pp. 32-38. http://conrado.ucf.edu.cu/
Bestard, A. (2019). La cultura científica en la formación del profesional de la Cultura Física. Revista Arrancada Vol. 17, No. 41 pp.124-139. ISSN 1810-5882, Vol. 17, núm. 32, 2017. http://revistarrancada.cujae.edu
Chirino, M.V. (2012). Didáctica de la formación inicial investigativa en las universidades de ciencias pedagógicas. Revista Varona, No 55, julio-diciembre, ISSN:0864-196X. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360633907004
Domínguez, Y. & Rojas, A. L. (2018). La práctica profesional como espacio para la formación investigativa del docente. Revista Conrado, 14(65), 148-153.
https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/828
Machado, M y Ramos, C. (2020): La dirección de la actividad científico investigativa, una necesidad actual. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo
https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/02/actividad-cientificoinvestigativa
Machado, E. F. (2017). Acerca el concepto investigación educacional y sus principios en el contexto cubano. Transformación, 13(1), 2-18.
https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/1438
Y.; Acosta Méndez, M; & Fuentes Martínez, CM. (2019). Caracterización de la formación inicial investigativa en la Universidad de Cultura Física. http://revistaciaf.uclv.edu.cu
Ramos, M. L. (2019). El modelo de actuación profesional del maestro primario de nivel medio. Revista Varona, No 64, semestre enero-abril, ISSN: 1992-8238.
https://www.redalyc.org/journal/3606/360657467022
Rojas, C., & Aguirre, S. (2015). La formación investigativa en la educación superior en américa latina y el caribe: una aproximación a su estado del arte. Eleuthera, 12, 197-222. https://doi.org/10.17151/eleu.2015.12.11
Del Toro. L y Hernández (2015). Propuesta de modelo para la gestión del conocimiento en la UCCFD Manuel Fajardo. Revista Acción, Vol.11 No. 21 ene-jun.2015 propuesta_modelo_gestion_conocimiento.pdf
Rodríguez Fiallos, Jorge Luis, Bolivar Chávez, Oscar Elías, Navarrete Pita, Yulexy, & Briones Galarza, Carlos Onofre. (2020). La preparación científico-investigativa en la formación docente de carreras pedagógicas: lineamientos curriculares y su relevancia en la producción científica. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina , 8(2), 5. Epub 10 de agosto de 2020. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2308-01322020000200005&lng=es&tlng=es
Vázquez, D. (2014). Concepción didáctica para la dirección de la actividad científicoinvestigativa en la formación inicial profesional del psicopedagogo. [Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas, Ciudad de La Habana.