Avaliação da aprendizagem nas aulas práticas da carreira de cultura física

Main Article Content

Niurka Luzón Cabrera
Martha Bárbara Iznaola Cuscó
María Antonieta Laza Rodríguez

Resumo

Durante a implementação do plano de estudos E da formação profissional na carreira de Cultura Física, é necessário transformar o paradigma avaliativo tradicional nas aulas práticas da disciplina de Atletismo. O objetivo foi estudar a tendência evolutiva dos resultados da avaliação técnica em corridas de velocidade plana. Realizou-se um estudo transversal da variável aprendizagem utilizando um desenho pré-experimental. Os resultados alcançados pelo grupo estudado mostraram a predominância da tendência incremental quanto à qualidade da execução técnica da corrida de velocidade. Conclui-se que a tendência evolutiva dos resultados de aprendizagem a partir da aplicação do procedimento de avaliação formativa mostrou uma tendência ao aumento qualitativo dos resultados no desempenho técnico da amostra estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Luzón CabreraN., Iznaola Cuscó M. B., & Laza Rodríguez M. A. (2022). Avaliação da aprendizagem nas aulas práticas da carreira de cultura física. Acción, 18(s/n). Recuperado de https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/217
Seção
Artículos Originales

Referências

Alcaraz, N., Navas, M. & Solac, M. (2012). La voz del alumnado en los procesos de evaluación docente universitaria. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5(2), pp.26-39.
Alonzo, A. (2018). An Argument for Formative Assessment with Science Learning Progressions.Applied Measurement in Education, 31(2), pp.104-112. https://doi.org/10.1080/08957347.2017.1408630
Bakhtiar, A., Webster, E. A. y Hadwin, A. F. (2018). Regulation and Socio-Emotional Interactions in a Positive and a Negative Group Climate.Metacognition and Learning, 13 (1), 57-90. https://doi.org/10.1007/s11409-017-9178-X
Delgado, V., Hortigüela Alcalá, D., Ausín, V. y Abella, V. (2018). El Blog como Instrumento de Mejora para la Autorregulación del Aprendizaje del Estudiante Universitario. Estudios Pedagógicos, 44(2), pp.171-184.
González, M. (2000). La evaluación del aprendizaje en la enseñanza universitaria. Universidad de La Habana-CEPES: Revista Pedagogía Universitaria, Vol 5 No. 2, pp.16.
González, M. (2002). La evaluación del aprendizaje. En: La evaluación del aprendizaje en la educación superior. CEPES
González, M. (2017). Una evaluación al servicio del conocimiento y del aprendizaje. Tiching, S.L. http://blog.tiching.com/una-evaluacion-al-servicio-del-conocimiento-y-del-aprendizaje/
Gutiérrez, C., Hortigüela Alcalá, D., Peral, Z. y Pérez-Pueyo, A. (2018). Percepciones de Alumnos del Grado en Maestro en Educación Primaria con Mención en Educación Física sobre la Adquisición de Competencias. EstudiosPedagógicos,44(2), pp.223-239.
Lago, V. (2022). Sistema de evaluación formativa para la mejora del rendimiento académico en el curso preparatorio de la Escuela Latinoamericana de Medicina.[Tesis Doctoral]. CEPES
Mola, M. (2019). Estrategia didáctica para la evaluación formativa en la disciplina teoría y práctica de la educación física. [Tesis Doctoral]. Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte, Manuel Fajardo.
Morales, P. (2009). La evaluación formativa. Universidad Pontificia Comillas. Facultad de Ciencias Humanas y Sociales, Madrid. http://www.upcomillas.es/personal/peter/otrosdocumentos/Evaluacion formativa.pdf
Romero, E. (2009). Programa de Atletismo Básico. Plan de estudios D de la Licenciatura en Cultura Física. Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte, Manuel Fajardo.

Most read articles by the same author(s)